Na nossa faculdade, vivemos um momento de distanciamento d@s estudantes dos espaços de debate e discussão que problematizam a nossa educação jurídica. São estes espaços que garantem uma formação de qualidade com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; interdisciplinariedade; estrutura para garantir a permanência d@s estudantes, etc. Por isso, precisamos (re)significar o conceito de participação, criando instrumentos de intervenção aberta e ampla d@s estudantes.
A implementação da reforma curricular, a necessidade de criação de linhas de pesquisa e de novos projetos de extensão na graduação, bem como a regulamentação do apoio da Fundação Faculdade de Direito são temas que exigem uma construção coletiva dos estudantes e que precisam ser constantemente (re)pensados a fim de que alcancemos alternativas concretas para nosso “grande sertão veredas”.
Na Universidade, a previsão de estiagem também se mantém. O processo controverso de Reforma Universitária desembocou no atual debate sobre o REUNI e Universidade Nova. As críticas ao bacharelado interdisciplinar, ao descaso com assistência estudantil, bem como às metas estabelecidas pelo REUNI e as limitações dos recursos prometidos – que são menores do que aparentam ser! – somados a um processo de enfraquecimento da democracia na Universidade, levaram @s estudantes a uma intensa mobilização. O momento é de apresentar nossas idéias! Por um lado, é preciso frear o processo de imposição do REUNI e Ufba Nova, mas também, para além desta discussão, é preciso que @s estudantes estejam preparad@s para propor um modelo de Universidade que possa conciliar a universalização do ensino público com a manutenção (ou melhor, aprimoramento!) de sua qualidade. Contudo, nem só de aridez se faz o sertão (nem o nosso processo eleitoral)! Mandacaru também é referência da riqueza da cultura nordestina, das festas, das danças e da literatura de cordel. Dentro desta perspectiva, a formação da Chapa Mandacaru se deu através de uma série de reuniões amplamente divulgadas e participativas, resultando em um grupo autônomo e plural, com os mais diversos segmentos do corpo discente da FDUFBA. Esperamos ver esta riqueza também refletida no processo eleitoral e por isso convidamos tod@s estudantes a intervir!
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